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domingo, 26 de junho de 2011

PROJETO Música na Ed. Infantil.

PROJETO




Música na Educação Infantil
ENRIQUECENDO O APRENDIZADO COM AS TIC’S


  


SÃO PAULO, 2011



JUSTIFICATIVA

As crianças conseguem discriminar sons e com eles expressar seus sentimentos, suas vontades, seus anseios, sejam por meio do corpo ou da oralidade.
Por desenvolver capacidades como sensibilidade, intuição, reflexão, criatividade, coordenação motora, dicção e ritmo, é importante começar a educação musical desde muito cedo, sabendo que desde a gestação as crianças são sensíveis ao som.
Entretanto, não podemos nos limitar apenas com cantigas de roda dentro da sala de aula, mas sim, explorarmos as TIC’s para enriquecer o assunto, pois a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta, traz uma enorme contribuição para a prática escolar em qualquer nível de ensino.

“Hoje é consenso que as novas tecnologias de informação e comunicação podem potencializar a mudança do processo de ensino e de aprendizagem e que, os resultados promissores em termos de avanços educacionais relacionam-se diretamente com a idéia do uso da tecnologia a serviço da emancipação humana, do desenvolvimento da criatividade, da autocrítica, da autonomia e da liberdade responsável.”

Almeida & Prado (1999, p.1)

Uma dos meios favoráveis é o uso do computador, podemos desde cedo associar esses dois assuntos (música e informática) que são de extrema importância para os pequenos, por meio dessa fonte de informação.
Pois nesta fase as crianças necessitam ouvir, comparar, reproduzir e diferenciar sons (alto, baixo, agudo, grave). Perceber diferentes fontes sonoras como as vozes dos companheiros, aparelhos de som, assobios e por fim discriminar os ritmos naturais, as marchas, saltos ou corridas, palmas, estalos, sapateado, movimentos rápidos, lentos ou moderados.
A música e a informática são excelentes recursos pedagógicos para o desenvolvimento da discriminação auditiva, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças, pois estimula a socialização, canaliza energias, desenvolve a iniciativa e a expressão oral.
Assim o computador pode ser um aliado no processo educativo dos alunos. Ele pode se tornar um catalisador de mudanças, contribuindo com uma nova forma de aprender. Por meio dele, cria-se a possibilidade do aluno aprender “brincando”, construindo seu próprio conhecimento, sem ser punido por seus erros. Além disso, o professor ao se utilizar do computador, pode transformar o ensino tradicional em aprendizagem contínua, facilitando o diálogo, a troca e a valorização das potencialidades e das habilidades de cada aluno.


“É preciso lembrar que os computadores são ferramentas como quaisquer outras. Uma ferramenta, sozinha, não faz o trabalho. É preciso um profissional, um mestre no ofício, que a manuseie, que a faça fazer o que ele acha que é preciso fazer. É preciso, antes da escolha da ferramenta, um desejo, uma intenção, uma opção. Havendo isto, até a mais humilde sucata pode transformar-se em poderosa ferramenta didática. Assim como o mais moderno dos computadores ligado à Internet. Não havendo, é este que vira sucata”.
Fonseca (2001, p.2)
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

*      Representar e imitar sons figurativos como, por exemplo, o barulho de um carrinho, de um violão;
*      Ampliar, explorar, observar e utilizar os ritmos musicais;
*      Acompanhar ritmos musicais.
*      Distinguir sons e ruídos;
*      Interpretar por meio da voz, repertórios musicais;
*      Criar sons por meio da observação e manipulação de objetos;
*      Interessar-se pelas próprias produções;
*      Explorar as possibilidades de gestos, ritmos corporais e posturas;
*      Criar sons e ritmos com o próprio corpo;
*      Ampliar seu conhecimento do mundo;
*      Entender como as crianças se expressam musicalmente em cada fase;
*      Sensibilizar em relação às questões inerentes à música;
*      Expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio da música;
*      Orientar-se pela presença do som;
*      Ampliar a capacidade incentiva, criativa e artística.
*      Explorar brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
*      Explorar instrumentos musicais;
*      Utilizar o computador como um recurso no qual possa criar, pensar e manipular a informação;
*      Através de recursos de multimídia, combinar imagens numa infinidade de cores e formas, com sons verbais e/ou musicais;
*      Explorar a criatividade, a iniciativa e a interatividade propiciando ao aluno a postura ativa diante da maquina e do sistema;
*      Despertar a curiosidade;
*      Estimular o ritmo musical e os sons produzidos com a voz, com o corpo, com softwares educativos ou com outras fontes sonoras;
*      Ampliar as possibilidades de brincadeiras, jogos e demais situações de interação;
*      Estimular a criança a dançar, bater palmas, bater os pés;
*      Dar oportunidade para a construção da identidade e cooperação, estimular a imaginação criativa, estabelecer contato com seus pares e explorar situações de interação social;
*      Escutar diversos gêneros musicais;
*      Fazer com que consiga representar os sons e ruídos produzidos com a boca, nariz mãos e pés;
*      Leva-la a identificar fontes sonoras de acordo com o seu cotidiano, como música infantil, cantigas de roda, canção de ninar, etc.;
*      Estimular a criança a perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos;
*      Identificar fontes sonoras presentes em seu cotidiano;
*      Ouvir obras musicais de diferentes épocas e culturas;
*      Brincar com a música, imitar, inventar e produzir criações musicais;
*      Criar momentos com jogos sonoros musicais;
*      Informar as crianças sobre a origem e a história do instrumento musical;
*      Explorar diversos jogos musicais educativos através do computador.
*      Explorar diversos softwares de educação musical.

PROCEDIMENTOS

*      Apresentação do projeto aos educandos por meio de uma roda de conversa;
*      Roda de música: cantar as músicas relacionadas no blog, onde serão mostradas as figuras com as respectivas letras das canções. Essa atividade deverá ocorrer em vários momentos durante o projeto, uma vez que serão apresentadas aos alunos diversas músicas.
*      Joaninha baixinha;
*      O sapo não lava o pé;
*      Tomatinho vermelho;
*      Borboletinha;
*      Não atire o pau no gato;
*      A Dona Aranha;
*      Jacaré passeando na lagoa;
*      Lá vem o sapo-po;
*      Pintinho amarelinho;
*      Tom e Jerry;
*      A barata diz que tem;
*      O quê que tem na sopa do neném;
*      Tartaruga casca dura;
*      1, 2, 3 Indiozinhos;
*      Mariana;
*      Marcha Soldado;
*      Aquarela;
*      Formiguinha;
*      Pombinha Branca;
*      Coelhinho.
*      Utilizar o laboratório para assistir aos vídeos do Youtube já postados no blog e relacionados abaixo (essa atividade também deverá ocorrer várias vezes durante a realização do projeto);
*      O sapo não lava o pé;
*      Borboletinha;
*      Não atire o pau no gato;
*      A Dona Aranha;
*      Pintinho amarelinho;
*      A barata diz que tem;
*      O quê que tem na sopa do neném;
*      A dança do Pocoyo;
*      Pindorama;
*      Pocoyo dança Pan-americano;
*      1, 2, 3 Indiozinhos;
*      O Rato;
*      Eu;
*      Fome come;
*      Criança não trabalha;
*      Irmãozinho;
*      A borboleta e a lagarta;
*      Aquarela;
*      Mariana;
*      Marcha soldado.

*      Ouvir com os alunos diversas músicas apara ampliar o repertório;
*      Fazer ilustrações dos vídeos assistidos no programa Paint;
*      Roda de história sobre a música e instrumentos musicais; contato com livros diverso que contenham imagens de instrumentos.
*      Utilizar o computador para conhecer e ouvir o som de alguns instrumentos, postado no blog.
*      Utilizar o laboratório para acessar os jogos virtuais musicais selecionados no blog;
*      Apresentar o programa Audacity aos educandos e suas funções
*      Gravar uma cantiga de roda com os alunos, para que entendam a finalidade do programa;
*      Roda de conversa: decidir com o grupo a canção que será gravada para ser apresentada à comunidade;
*      Ensaios da canção escolhida para gravação;
*      Gravar a canção e convidar a comunidade para ouvir e assistir a apresentação de fotos tiradas durante o projeto, nesse momento as crianças também poderão fazer uma cantata com as músicas que mais gostaram durante o projeto para ser apresentada aos convidados.
PRODUTO FINAL:

Apresentação à comunidade escolar de músicas cantadas pelas crianças gravadas no computador a partir do programa “Audacity”.

OBSERVAÇÕES GERAIS

No decorrer do projeto, podem ser trabalhadas muitas outras músicas e apresentados diversos vídeos diferentes dos sugeridos aqui, fica a critério do professor e da realidade de seus alunos pesquisar o que lhe é mais cabível.

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