Você é bem vindo aqui!!!

Você é bem vindo aqui!!!

terça-feira, 28 de junho de 2011

O computador irá substituir o professor?

Não acredito nessa possibilidade, pois tenho pra mim que o computador é mais uma ferramenta para enriquecer o aprendizado de nossos educandos, sendo ele uma ferramenta como outra qualquer. Por acaso o martelo é capaz de fixar o prego na parede sem a intervenção do homem?
“É preciso lembrar que os computadores são ferramentas como quaisquer outras. Uma ferramenta, sozinha, não faz o trabalho. É preciso um profissional, um mestre no ofício, que a manuseie, que a faça fazer o que ele acha que é preciso fazer. É preciso, antes da escolha da ferramenta, um desejo, uma intenção, uma opção. Havendo isto, até a mais humilde sucata pode transformar-se em poderosa ferramenta didática. Assim como o mais moderno dos computadores ligado à Internet. Não havendo, é este que vira sucata”.
Fonseca (2001, p.2)



Segundo o texto, o que deve ser substituido é o "pior de nós professores", como: piores aulas, atividades repetitivas, burocracias, entre outros, ou seja, para essas atividades podemos contar com  essa ferramenta: o computador, que poderá nos auxiliar na elaboração de aulas interativas, porém, para elaboração de aulas significativas o trabalho do professor é fundamental, pois estará ensinando aos educandos, itervindo sempre que necessário e, não somente como transmissor de conhecimento, mas ajudando os educandos a descobrirem formas pelas quais se pode chegar ao saber, estimulando a consciencia critica, para que todos os recursos sejam utilizados a favor de uma humanidade com base nos critérios de justiça social e respeito a dignidade humana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário